quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Tigre saudável



Economia da China evitará rápida desaceleração em nova época, diz economista
2017-10-25 15:15:13portuguese.xinhuanet.com 











 
Beijing, 25 out (Xinhua) -- A economia chinesa será capaz de evitar rápidos declínios no crescimento do PIB durante a nova era do desenvolvimento, disse um renomado economista, que descartou a possibilidade de uma recuperação imediata.

"Depois de se livrar da tendência descendente, o crescimento irá se estabilizar no futuro, em vez de acelerar rapidamente", disse Liu Yuanchun, vice-presidente da Universidade Renmin da China, ao discursar num fórum.

A economia mostrou uma forte resiliência nos primeiros três trimestres do ano como a reforma criou nova dinâmica, com uma estável expansão do PIB em 6,9% em termos anuais. Os serviços e consumo tiveram um maior papel em estimular o crescimento, e os setores de manufatura de alto nível e tecnologia da informação testemunharam aumentos prósperos.

Liu espera que a reestruturação econômica do país continuará a gerar resultados tangíveis, com melhoras estruturais na demanda tanto externa como interna.

Um relatório para o 19º Congresso Nacional do Partido Comunista da China disse que a economia está "na nova época, um período essencial para transformar o modelo do crescimento, melhorar a estrutura econômica, e fomentar novos motores do crescimento".

A China vem se transformando de uma fase de rápido crescimento para uma de desenvolvimento de alta qualidade, segundo o relatório.

Liu disse que os riscos na economia serão aliviados na nova época mas atenção deve permanecer.

"O ciclo descendente no setor financeiro provavelmente será mais complicado do que o previsto, o que levará a um processo de desalavancagem muito diferente comparado com os mercados europeu e norte-americano", disse. "Não é hora para dizer tudo certo."

Nenhum comentário:

Postar um comentário