Chimamanda
Ngozi Adichie em campanha pela moda nigeriana
A escritora feminista promove o design autoral no
projeto Wear Nigerian
14/08/2017
- 15h26 - Atualizado 09h22 por RAQUEL CHAMIS
A escritora nigeriana Chimamanda
Ngozi Adichie está à frente do projeto Wear Nigerian (Foto: Getty Images)
Cada palavra de Chimamanda
Ngozi Adichie é um convite a pensar sobre a questões de gênero e de raça. A
partir de agora, cada aparição pública também. É que a autora de livros como
Americanah (título vencedor do National Books Critics Circle Award) e de
discursos de cunho feminista (alguns tiveram trechos musicados por Beyoncé na
canção Flawless) acaba de lançar a campanha Wear Nigerian.
Na pratica, é algo simples: ela
se comprometeu a vestir roupas assinadas por seus conterrâneos em todos os
eventos de que participa – de premiações literárias internacionais a
get-togethers da moda, como o aniversário de 70 anos da Dior em Paris. Os
créditos são informados em sua conta de Instagram, @chimamanda_adichie.
Esses movimentos, porém, significam bem mais do que um "look do dia".
Celebram o comprometimento com narrativas mais plurais sobre o vestir.
"Nas últimas semanas,
comprei mais peças de marcas nigerianas do que jamais fiz no passado. Descobri
novos nomes. Fui tomada de admiração por mulheres e homens que tocam seus
negócios apesar dos inúmeros desafios. Estou particularmente focada em marcas
que tenham interesse em vestir mulheres nigerianas."
Alguns
dos looks postados pela escritora em seu perfil @chimamanda_adichie (Foto:
Reprodução Instagram)
A empreitada custou alguns botões
trocados (em função de dificuldades técnicas e com matéria prima de algumas
marcas), disse a escritora no comunicado da ação. Por outro lado, tem dado
oportunidade para que um time de criadores (novos e consolidados) seja visto para
além das fronteiras do país. Grifes como Ladunni Lambo, Gozel Green e
MsBeeFab ganharam uma vitrine especial: Chimamanda "se sente quem
realmente é" quando veste as cores e modelagens nigerianas e estimula
outras pessoas a tomarem decisões de moda mais conscientes – e com impacto
econômico.
Roupas e histórias por um mundo mais diverso
Moradora de Lagos, maior cidade
da Nigéria, Chimamanda fez faculdade nos Estados Unidos. Foi lá, quando uma
colega de quarto a recebeu com perguntas sobre seu país de origem, que tomou
consciência sobre o desconhecimento de muitas pessoas sobre a África.
Chimamanda disse, anos mais tarde, que atribuía essa postura à ausência de
personagens e histórias da literatura que representassem a diversidade do
continente. Ela mesma, por muito tempo, não se reconheceu nas páginas que lia.
"As coisas mudaram quando eu
descobri os livros africanos. Não havia muitos disponíveis e eles não eram tão
fáceis de encontrar como os livros estrangeiros. Mas devido a escritores como
Chinua Achebe e Camara Laye eu passei por uma mudança mental em minha percepção
sobre a literatura. Percebi que pessoas como eu, meninas com a pele cor de
chocolate, cujos cabelos não poderiam formar rabos de cavalo, também poderiam
existir na literatura. Comecei a escrever sobre coisas que eu reconhecia."
A busca por criar um mundo mais
diverso, que é um de seus motores na literatura, mantém-se no projeto Wear
Nigerian, dessa vez com vistas à identidade fashion. Ao vestir-se de nomes
locais, lembra o mundo que os designers nigerianos existem e podem marcar
espaço no cenário internacional. Assim como os escritores que transformaram a
sua percepção sobre a literatura, ajuda a salvar o mundo de uma história única
sobre a moda.
Nossos produtos e serviços para sua empresa, entidade ou cidade fazem toda a diferença. Fale conosco!
Nenhum comentário:
Postar um comentário